terça-feira, 2 de setembro de 2008

Resident Evil Outbreak: inovação ou fracasso?




Adoro jogos. No computador, o que mais gosto de jogar são jogos do tipo Escape, em que você está preso em algum lugar e, através da lógica, você precisa arranjar um jeito de sair do local. Mas não sou fã apenas de jogos de escape, gosto também de outros tipos de jogos. Um exemplo de outro tipo de jogo de que gosto é a série Resident Evil. Já joguei todos os jogos, sempre empacando em algum chefe de fase impossível de passar, paro de jogar, depois de muito tempo tento de novo e consigo ganhar do chefão. Atualmente estou tentando matar o monstro final do jogo RE Code Verônica X... Mas isso não vem ao caso . Estava eu, lendo uma revista quando vi que seria lançado um novo Resident Evil, com várias inovações, podendo até ter uma fase em um zoológico, com muitos animais (como um elefante, por exemplo) infectados. Fiquei louca para experimentar o jogo. Mas demorei um tempo pra comprá-lo, pois não tinha certeza se iria ser bom. Até que lançaram o Outbreak File#2. Compre este. Se fosse bom, compraria o primeiro também. Me arrependi de ter comprado... Gostei da novidade de que haveriam novos personagens, porém, isso limita um pouco a jogabilidade, pois um tem uma especialidade que outro não tem: uma consegue abrir mais facilmente coisas fechadas, outra pode carregar mais coisas, porém não corre muito, um consegue se desviar dos zumbis, outro chuta, cada um com um toque diferente, portanto, é preciso escolher bem. Precisamos também verificar o peso do personagem, pois se ele for pesado, corre mais devagar. Você pode montar uma equipe com 3 personagens, mas eu não sei se eles te atrapalham ou se ajudam, pois às vezes eles estão com itens que você irá precisar, portanto precisa ficar indo atrás deles, pedindo o item. Você pode pedir a ajuda deles e eles podem (ou não) atirar em um zumbi, por exemplo, se você precisar. Você também pode jogar em cinco cenários diferentes: um zoológico, um metrô, um hospital abandonado, uma delegacia e um laboratório abandonado; mas é aconselhável jogar apenas um por vez, pois você só pode salvar em uma das fases. Assim, se você resolver começar pelo do zoológico, salvar e quiser, ao mesmo tempo, jogar no cenário da delegacia e também salvar, o que você salvou do zoológico será apagado. Aprendi isso da pior forma possível . Nos Resident Evil anteriores, era possível entrar no inventário para recarregar ou trocar uma arma, enquanto o jogo ficava paralisado. Agora não: você precisa recarregar e trocar de arma, tomar remédios e usar qualquer objeto do inventário enquanto está sendo atacado por zumbis, o que às vezes é impossível fazer. Eu já tive que ficar me arrastando por uma floresta com um zumbi bem atrás de mim, pois eu não podia tomar a erva para me curar sem que ele me pegasse. O objetivo do jogo? Escapar com vida. Na verdade, é uma corrida contra o tempo, pois você já começa o jogo infectado pelo T-Vírus. Se não começar, um mínimo arranhão o infectará. E o melhor (cof cof) de tudo: não tem cura! Uma vez infectado, sempre infectado! Você pode tomar remédios que paralisarão por um curto período de tempo os efeitos do T-Vírus, mas logo ele volta a se reproduzir, e quando ele chegar a 100% no seu corpo, game over. Os quebra-cabeças de que eu tanto gostava nos outros jogos quase não existem mais. É um aqui ou outro ali, no mais você precisa apenas achar um lugar por onde escapar. Não consegui fechar nenhuma fase, pois não tinha paciência. Sempre que pensava em jogar, lembrava de todos os contras do jogo e desistia na hora. Aqui fica a minha opinião. É claro que algumas pessoas amaram as inovações, mas pra mim, às vezes querem colocar uma coisa tão nova, tão diferente, que estraga o jogo, e foi isso que aconteceu.

Até a próxima ;*


Nenhum comentário: